Psoríase - Dra. Natacha Haddad

Ao contrário do que muitos imaginam, a psoríase é uma doença que diversas pessoas possuem e a cada dia que passa novos tratamentos acabam sendo desenvolvidos para diminuir os seus efeitos. Por isso, ao pensar um pouco mais neste assunto, resolvemos falar de algumas verdades sobre a psoríase que muitos não sabem.

De fato, a psoríase não possui cura, porém, existem diversos tratamentos, sendo assim, família, pacientes e amigos devem buscar saber um pouco mais sobre essa doença para poder auxiliar no combate durante a ocorrência de crises. Então vamos lá?

 
 
 

As verdades sobre a psoríase que todos deveriam saber

O fato de ser uma doença comum e ao mesmo tempo tão pouco conhecida, faz com que algumas verdades sobre a psoríase não sejam conhecidas, por isso, a Dra. Natacha Haddad separa abaixo alguns tópicos que todos deveriam saber, confira:

1-A psoríase é comum para todos:

Essa doença pode afetar igualmente os homens as mulheres de todas as idades, etnias e gêneros.

2-A psoríase não é CONTAGIOSA:

Não se sabe ao certo ainda o que provoca a doença. As causas estão relacionadas a questões imunológicas, genéticas, psicológicas e ambientais, mas, uma certeza você pode ter: ela não é contagiosa.

Ninguém pega essa doença através do toque ou por compartilhar objetos e roupas, sendo assim, é muito importante que todos saibam disso para combater o preconceito de algo desnecessário.

3-Pacientes com a doença enfrentam muito preconceito:

Na grande maioria das vezes, os portadores de psoríase acabam sendo vítimas de diversos comentários preconceituosos, sendo até mesmo isolados dos grupos. Deste modo, disseminar informações e as verdades sobre a psoríase, é a melhor maneira de se combater esse preconceito.

4-Apoio sempre é fundamental:

Os portadores da psoríase necessitam de um apoio familiar, de amigos e colegas de trabalho para que possam manter o seu convívio social.

5-Os sintomas podem persistirem:

Existem diversos tratamentos para a psoríase, mas, ainda assim, há pacientes que sofrem muito com os sintomas, como a coceira por exemplo, que não desaparece tão facilmente.

Saiba que isso é algo comum e que não acontece apenas com você, por isso, procure a dermatologista e discuta sobre a melhor maneira de sanar esse sintoma e não se esqueça que a doença possui ciclos, as vezes ela melhora e piora com eles.

6-Outras doenças podem acabar surgindo:

Os casos mais graves de doenças podem estar diretamente associados com outros tipos de doenças como hipertensão, síndrome metabólica e depressão, por exemplo. Por isso, a dermatologista sempre deve ser informada de todo o histórico familiar e de outras manifestações anteriores de doenças.

7-Relaxe, pois o estresse pode AGRAVAR a doença:

As crises de psoríase e o estresse, sem dúvida alguma, andam de mãos dadas. Deste modo, umas das atitudes mais importantes para poder prevenir novos episódios da doença, nada mais é do que aprender a lidar com o estresse.

Essas são as 7 verdades sobre a psoríase que todos deveriam saber, pois como já mencionado, essa não é uma doença contagiosa e apesar de não possuir cura, existem muitos tratamentos capazes de amenizarem seus efeitos.