Botox - Dra. Natacha Haddad

Botox é o nome popular da toxina botulínica, a qual é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Esta bactéria é a mesma que causa a doença botulismo, entretanto, a toxina botulínica não oferece nenhum risco, uma vez que esta passa por processo laboratoriais para que seja purificada.

Existem diversos nomes comerciais para a toxina botulínica, sendo o Botox a marca mais conhecida. A toxina botulínica tem subtipos como A, B, C, a utilizada em medicina é a tipo A. Além disso, o Botox varia de acordo com o laboratório, tendo características muito particulares e dosagens diferentes.

toxina botulínica é utilizada para amenizar as rugas e as linhas de expressão. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é quem determina em quais procedimentos esta substância pode ser utilizada. No Brasil a toxina botulínica é utilizada para outras finalidades além do tratamento facial, como por exemplo em casos de hiperidrose, que é o suor excessivo.

 
 
 

Indicações do Botox

O Botox é indicado para o tratamento das “rugas de expressão”, que são aquelas que se formam com a movimentação da face, quando falamos ou sorrimos. Vai agir nesse caso diminuindo a contração muscular, e com a paralisação dos músculos responsáveis pela formação das rugas, estas são visivelmente apagadas. Utilizado para as rugas da glabela (entre as sobrancelhas), na fronte (linhas horizontais da testa), periocular (“pés de galinha”) e Perio-oral (o famoso “código de barras”, muito comum em fumantes).

O Botox auxilia de duas formas:

• Preventiva: o botox previne as rugas de modo que impede que os músculos se contraiam, impedindo deste modo a formação das marcas de expressão e das rugas.
• Reparativa: Além de prevenir as rugas o retira toda a tensão dos músculos.

Além disso, não se indica, em regra, a aplicação da toxina botulínica para pessoas com menos de 25 anos. O Botox é aplicado por meio injetável na região que se pretende o resultado. Na maioria das vezes são utilizados anestésicos pontuais para a aplicação e não é necessário cuidados especiais depois que se faz a aplicação.

É considerada também como um tratamento preventivo de envelhecimento e aparecimento de rugas, e com ela é possível manter e promover o rejuvenescimento facial, trazendo uma aparência relaxada e descansada a sua face.

O Botox pode ser usado também no tratamento da hiperidrose – que é a disfunção das glândulas sudoríparas que provoca suor excessivo em determinadas áreas do corpo: axilas, palma das mãos, planta dos pés e testa, mesmo estando o indivíduo em repouso. A toxina botulínica age então bloqueando o estímulo do suor junto as glândulas sudoríparas, reduzindo temporariamente a produção de suor, entre 8-12 meses.

Aplicação do Botox

A toxina botulínica é aplicada com uma agulha muito fina e seus efeitos são notados entre 3 a 7 dias após a aplicação. Os resultados duram entre 4 a 6 meses, e depende de paciente para paciente.

O procedimento é feito em consultório, com o uso de anestésico tópico para que você não sinta dor. Tempo de aplicação leva em média de 20 minutos.

Contra Indicações

Assim como qualquer outra substância o Botox também trás contraindicações. O Botox é contraindicado para pessoas gestantes ou em período de amamentação, pessoas com qualquer tipo de problema neuromuscular, imunológico ou que utilizem algum medicamento para o tratamento de transmissão neuromuscular e anticoagulantes.